segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Prêmio Apimec Minas Mercado de Capitais 2008

O prêmio reuniu no último dia 27 de novembro, no Imperador Recepções, em Belo Horizonte, os principais nomes do Mercado de Capitais em Minas Gerais. Foram agraciados Olavo Setúbal (in memorian), Usiminas e Rita Mundim. Depois da solenidade, festa de confraternização animou os convidos. Conversa vai, conversa vem... a discussão sobre a crise econômica global estava praticamente em todas as rodas de amigos. Ficou uma certeza... 2009 também será um ano de muitas notícias.



segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Apimec-MG cria índice de referência para o mercado de capitais mineiro

A APIMEC-MG, associação que representa os analistas e profissionais de investimento do mercado de capitais em Minas Gerais, lançou na última semana o Índice APIMEC-MG. O índice representa uma carteira composta pelas companhias que se reuniram com a APIMEC-MG em períodos anuais anteriores, as quais apresentaram seus resultados e estratégias de crescimento e agregação de valor ao mercado de capitais mineiro.

O IAPIMEC-MG foi criado para refletir o desempenho médio das empresas que divulgaram seus resultados em Minas Gerais via reuniões com a APIMEC-MG. Portanto, sua composição, atualizada anualmente, é determinada exclusivamente por essas empresas e sua performance acompanhada mensalmente, com dados históricos diários.

O IAPIMEC-MG apresenta um histórico confiável, abrangendo companhias de diversos tamanhos e setores econômicos que contribuem para seu desempenho no decorrer dos anos.

A participação de cada ação de uma companhia na carteira teórica do IAPIMEC-MG tem relação direta com o número de vezes que ela se apresentou em Minas Gerais e o total de apresentações que ocorreram no ano base para cálculo. Ou seja, o cálculo da carteira inicia-se com a apuração da participação das empresas em relação ao total de reuniões realizadas pela APIMEC-MG no ano, verificando-se se elas atendem o critério de inclusão.

Dentre as companhias que figuraram na carteira teórica do índice para o ano de 2008 estão: Banco do Brasil, Eletrobrás, Cemig, Copasa, Vale, MRV Engenharia, CCR, Petrobrás, Oi e Usiminas. Essas companhias comprovam a diversidade de setores econômicos presentes no índice. No ano de 2008, o índice apresenta perdas acumuladas de 37,45%, ao passo que o Ibovespa atua com queda de 44,87% (dados deflacionados e atualizados até 31/10/2008).

A série histórica do índice está disponível desde 31/12/1997, com uma aplicação base teórica de R$1.000,00. Maiores informações sobre o IAPIMEC-MG como sua composição completa e o desempenho do índice ao longo dos anos poderão ser conferidos mensalmente a partir de agora no portal da APIMEC-MG (www.apimecmg.com.br).

O IAPIMEC-MG, um índice que servirá de referência para o mercado de capitais mineiro, foi publicado pela primeira vez em 26 de novembro de 2008. Todos os dados anteriores foram adquiridos através de provedores de informações especializados. Testes anteriores de performance são hipotéticos e apenas para fins de informação. A rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura.

Mais informações no site: www.apimecmg.com.br