terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nova diretoria da Apimec – MG toma posse com desafio de administrar em plena crise mundial


Tomaram posse, dia 13 de janeiro de 2009, os novos dirigentes da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – Apimec-MG, tendo como grande desafio administrar a entidade que reúne os profissionais que estão no epicentro de uma das maiores crises vividas pela economia mundial. Para isso, pretendem utilizar ferramentas modernas de gestão, com base em objetivos, indicadores e metas a serem alcançadas, além de aperfeiçoar as conquistas já consolidadas pela associação.
O presidente é José Domingos Vieira Furtado, administrador de empresas, com especialização em mercado financeiro e de capitais. Ele já foi chefe do setor de análises e estudos econômicos e administrador de fundos e carteiras de investimentos do Banco Mercantil de Brasil e diretor financeiro da Forluz - Fundação Forluminas de Seguridade Social (Cemig). Na área classista, além de ex-dirigente da própria Apimec, atuou como Conselheiro da Bolsa de Valores Minas-Espírito Santo-Brasília, membro do Conselho de Administração da Infovias (Cemig) e Diretor da Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Atualmente é sócio-gerente da Lanza & Tebaldi Investimentos (Mundinvest Corretora).
Como vice-presidente será empossado Antonio Carlos Vélez Braga, economista com MBA em Finanças pelo IBMEC. Atualmente é gerente de mercado da Superintendência de Relações com Investidores da Cemig. Como destaque em sua atuação classista estão os cargos de conselheiro do Conselho Regional de Economia – MG e Assessor de Economia e Políticas Institucionais da Apimec-MG. Têm mandatos como conselheiros da entidade: Adão Martins Pereira, José Adair de Lacerda, José Dimas Aleixo, Juliano Lima Pinheiro, Leandro Cyrino Saliba e Mônica Mansur Brandão.
Segundo o presidente José Domingos Furtado, a nova Diretoria assume também com a responsabilidade de dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelas direções anteriores da entidade. Mas o grande desafio será mesmo compatibilizar as ações da Apimec-MG com os reflexos no Brasil da crise de grandes proporções que atinge todo o mundo e que teve início nos EUA, com o estouro da chamada bolha dos subprime, em agosto de 2007, e seu agravamento com a falência do Lehman Brothers, um ano depois.
De acordo com ele, 2008 foi um ano bastante emblemático, com a bolsa de valores atingindo a expressiva rentabilidade negativa de cerca de 41% e o dólar, depois de sucessivas desvalorizações anuais frente ao real, tendo uma forte valorização em relação a nossa moeda. Tendo essa conjuntura em vista, a nova diretoria pretende priorizar, inicialmente, um grande debate sobre a crise mundial e suas conseqüências e a esperada recuperação, promovendo debates com economistas de renome.
A nova direção da Apimec-MG terá também a responsabilidade de realizar o congresso nacional das entidades do setor que, pelo sistema de rodízio, será realizado em Minas Gerais em 2010. Entre outras prioridades estão: o aumento do número de associados, levar o debate sobre o mercado de capitais às universidades, aproximação com outros participantes do mercado, como fundos de pensão, corretoras de valores, administradoras de recursos e realização de cursos e implementação das reuniões para apresentação de empresas de capital aberto na capital e interior.