quinta-feira, 29 de julho de 2010

APIMEC CREDENCIARÁ ANALISTAS



Em artigo publicado na revista Mercado Comum, o presidente da Apimec MG, José Domingos Furtado, destaca que, através da resolução 483, a Comissão de Valores Mobiliários - CVM acaba de transferir à Apimec a sua responsabilidade pelo credenciamento dos analistas do mercado brasileiro de capitais. É uma nova e importante atribuição, pois, a partir de agora, a nossa entidade também ficará encarregada por atividades de registro, ao lado da tarefa de certificação profissional que realiza desde 2003.

Com isso, segundo ele, a Apimec tem ampliada de forma significativa a sua área de atuação, podendo exercitar a experiência adquirida em 40 anos de acompanhamento do trabalho dos analistas e profissionais de investimento no país. Essa experiência se estende ao nível internacional, já que nossa entidade integra, como fundadora, a ACIIA – Associação Internacional dos Certificadores de Analistas de Investimento.

Para José Domingos, a Apimec se prepara internamente para cumprir com eficiência suas novas atribuições, através da estruturação de um Conselho de Supervisão para análise dos pedidos de credenciamento. Esse colegiado será composto por nove membros, a maioria dos quais externos à Associação, a fim de garantir a isenção necessária à autorregulação do exercício profissional dos analistas do mercado de capitais.

A preocupação com esse assunto é de tal ordem que no próximo Congresso da Apimec, a ser realizado em agosto próximo, em Belo Horizonte, a questão da autorregulação da categoria dos analistas de mercado de capitais terá uma sessão exclusiva para para debates. Espera-se que das discussões surjam sugestões eficazes, contribuindo para que as novas responsabilidades da Apimec possam ser bem cumpridas.

Com relação ao seu 21º. Congresso, a Apimec está ultimando os preparativos para a realização do evento, que tem sido divulgado amplamente em nível nacional através da mídia especializada e veículos de instituições parceiras, entre elas a revista Mercado Comum. Já estão confirmadas as presenças de especialistas e autoridades ligadas ao mercado de capitais, para cumprimento de uma abrangente programação técnica.

Estarão sendo abordados temas como financiamento da infraestrutura brasileira pelo mercado de capitais, novas tecnologias e produtos para o setor, governança corporativa e sustentabilidade empresarial, mudanças climáticas e impactos setoriais, transparência na divulgação de resultados financeiros, implantação de normas internacionais de contabilidade (IFRS) e atuação dos órgãos normativos e reguladores.

Maiores informações e inscrições através do site www.21congressoapimec.com.br