terça-feira, 1 de setembro de 2009

CCR FOCA EM LIQUIDEZ E VALOR PARA ACIONISTAS


A CCR, maior empresa de concessões de rodovias do Brasil em termos de receita, divulgou seus resultados do 2º trimestre de 2009 para os associados da Apimec-MG, em apresentação realizada no final de agosto pelo diretor de Finanças e Relações com Investidores, Arthur Piotto Filho.

A empresa administra 1.571 quilômetros de rodovias em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná (concessionárias Ponte, Nova Dutra, Via Lagos, Rodo Norte, Auto Ban, Via Oeste e Rodo Anel), com participação nas operadoras de meios eletrônicos de pagamento Sem Parar e Via Fácil. Além disso, na forma de PPP com o governo paulista, participa da Via Quatro, empresa que vai operar a Linha 4 do Metrô de São Paulo, atendendo a cerca de 1 milhão de pessoas. A CCR possui 45% da Controlar, responsável pela inspeção ambiental em toda a frota da cidade de São Paulo.

Segundo Piotto Filho, a CCR obteve significativos resultados no segundo trimestre de 2009, a partir da reversão da tendência de queda do tráfego, que resultou num total
de veículos equivalentes muito próximo do registrado no mesmo período de 2008, quando foi obtida a melhor performance de tráfego consolidado desde que passou a operar as concessões que detém atualmente.

O diretor da CCR disse ainda que os resultados do 2T09 mostram que o modelo de negócios está baseado em ativos com grande resistência a reveses econômicos, seja pelo mix entre veículos leves e comerciais, seja pela diversidade dos produtos transportados. Segundo ele, o controle de custos assume um papel ainda mais crítico em 2009 e, juntamente com a política de preservação da liquidez, possibilita o cumprimento do planejamento previsto sem alterações no foco da criação de valor aos acionistas.

O tráfego nas vias de concessão da CCR cresceu 18,1% no 2T09 e 17,2% no final do primeiro semestre de 2009. Comparando-se a mesma base de tráfego, sem incluir a Renovias e o Rodo Anel, a queda foi de -0,1% no 2T09 e -1,1% no 1S09. O número de usuários da STP (arrecadação eletrônica) expandiu-se em 48,0%, em relação ao 2T08.

A receita líquida alcançou R$ 736,8 milhões (+16,0%) no 2T09 e R$ 1.452,8 milhões (+15,7%) no 1S09. Excluindo-se a Renovias e o Rodo Anel, a receita líquida alcançou R$ 690,1 milhões (+9,7%) no 2T09 e R$ 1.363,4 milhões (+9,1%) no 1S09. O EBIT atingiu R$ 352,1 milhões (+21,5%) no 2T09 e R$ 697,7 milhões (+15,4%) no 1S09. A margem EBIT alcançou 47,8% (+2,2 p.p.) no 2T09 e 48,0% (-0,1 p.p) no 1S09. Excluindo-se a Renovias e Rodo Anel, o EBIT atingiu R$ 336,7 milhões no 2T09 e R$ 670,1 milhões no 1S09.

Já o EBITDA atingiu R$ 466,6 milhões (+23,9%) no 2T09 e R$ 921,4 milhões no 1S09 (+18,3%). A margem EBITDA alcançou 63,3% (+4,0 p.p.) no 2T09 e 63,4% (+1,4 p.p.) no 1S09.Excluindo-sea Renovias e o RodoAnel, o EBITDA atingiu R$ 431,9 milhões no 2T09 e R$ 857,3 milhões no 1S09. O lucro líquido foi R$ 181,9 milhões (+28,2%) no 2T09 e R$ 337,8 milhões (+11,1%) no 1S09. Excluindo-se a Renovias e o Rodo Anel, o lucro líquido atingiu R$ 207,6 milhões no 2T09 e R$ 388,2 milhões no 1S09.

No dia 4 de agosto de 2009, a CCR concluiu a distribuição de sua 5ª emissão de debêntures no total de R$ 598,2 milhões. Como resultado do compromisso de maximizar a distribuição de dividendos, no dia 12 de agosto de 2009 foi aprovada a distribuição de dividendos proposta pela diretoria, no valor de R$ 1,26 por ação, sendo R$ 0,10 referente a 2008, e R$ 1,16 como antecipação do exercício de 2009, totalizando R$ 507,9 milhões a serem distribuídos a partir de 30 de setembro de 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

A verdade sobre a macabra ViaLagos

Eis as palavras do Sr. Márcio Roberto de Morais Silva, Diretor-presidente da ViaLagos:

"Sabemos que ainda há muito a ser feito. Nossa missão é viabilizar soluções e investimentos em infra-estrutura rodoviária de qualidade e, na Rodovia dos Lagos – pode ter certeza – nós cuidamos de você!"
Senhor Márcio Roberto, o senhor acha mesmo que através da gananciosa CCR, que administra a macabra ViaLagos, a gente pode realmente ter certeza que voces preservam a nossa segurança?
Ou melhor, voces cuidam realmente da segurança de nossos filhos que ali são obrigados a trafegar?
Veja então os pormenores sobre os dois rapazes que morreram carbonizados na sua ViaLagos:
http://carlinhosbuzios.wordpress.com/2009/07/03/pai-reconhece-carro-do-filho-em-noticiario-da-tv/
Ora, senhor Márcio, deixe o cinismo de lado e pare de pronunciar balelas e asneiras, uma vez que voces sabem que o principal investimento em infra-estrutura de qualidade rodoviária na ViaLagos, seria a necessária construção da mureta central quando a estrada foi privatizada...pois voces sabem tão bem quanto nós, que esta mureta é uma obra tecnicamente exigida, seja qual for o número de veículos que circulam na estrada diariamente e que se ela tivesse sido construída, hoje os pais daqueles dois rapazes, não estariam vivenciando o que nem eu, o senhor e os donos da CCR, não gostaríamos de passar: a dor da perda de seus filhos...
Em verdade, a CCR, se aproveitou das falhas no modelo de concessão, para que não viesse a construir a vital mureta central na rodovia quando ela foi privatizada...mas parte da culpa está sobre os ombros do governo da época em que deveria ter repassado à iniciativa privada uma rodovia pronta, e não com investimentos a fazer...aí a CCR "deitou e rolou" e quem paga o preço com a própria vida, são os seus usuários...