segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Kroton diversifica receita e reduz risco




Adotando como uma das suas principais estratégias a diversificação das fontes de receita e apostando na forte expansão do segmento ensino superior, após o IPO de julho de 2007, a Kroton Educacional tem obtido crescimentos significativos nos resultados dos seus negócios. Em comparação com igual período do ano passado, o crescimento da receita líquida no terceiro trimestre de 2009 foi de 31,8%, chegando a, enquanto o Ebtida ajustado alcançou 34,7%.
Essas informações foram apresentadas aos associados da Apimec MG pelo presidente da Kroton Educacional, Luiz Kauffmann e sua equipe de RI, em reunião realizada dia 18 de novembro. Foi ainda mostrada a estratégia formulada para o crescimento da sua atuação no ensino básico, abrangendo a prestação de serviços na área pública através de produtos com grandes ganhos de escala e rentabilidade.
INDICADORES FINANCEIROS
O número de alunos matriculados nas unidades da empresa e em escolas associadas localizadas em sete estados brasileiros e no Japão superou 226 mil no ensino básico e chegou perto de 46 mil no ensino superior, equivalendo, respectivamente, a aumentos de 9,1 e 8,3 por cento, considerando as marcas Pitágoras e Ined.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, no 3T09 a Kroton aumentou a sua receita líquida em 14,9%, enquanto o lucro líquido cresceu 18,2%. As despesas com vendas, administração e outras aumentaram permaneceram praticamente estáveis, tendo o aumento mais notável sido registrado no segmento vendas. A tendência é de redução no atual exercício, principalmente através de ganhos de escala e tecnologia.
A Kroton Educacional é considerada a mais robusta instituição privada nos setores em que atua, apresentando um baixo perfil de endividamento. Os investimentos têm privilegiado o segmento de ensino superior e as atividades de desenvolvimento tecnológico, ao mesmo tempo em que a empresa busca expandir suas atividades através da implantação de novos cursos no país.
Outro destaque apresentado pelos representantes da Kroton foi o aumento de capital realizado, especialmente através da participação da Advent International na Pitágoras Administração e Participações (PAP). Somando esse investimento com os dos sócios minoritários e a subscrição de sobras, foram captados R$387,8 milhões.
Com relação à distribuição de dividendos, o plano é de pagamento de até R$25 milhões em 2009, equivalentes a 25% do lucro líquido ajustado da companhia.

Nenhum comentário: