quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Mensagem da Presidência: Congresso Apimec
José Domingos Vieira Furtado, Presidente da APIMEC MG
Passadas as mais fortes ondas sobre a economia internacional e as chamadas “marolas”, no caso brasileiro, a vida dos mercados tende a voltar ao normal. Após as necessárias intervenções e depurações que a própria dinâmica da economia se encarregou de realizar, o que se fala agora não é mais em crise, mas em olhar à frente e construir novos horizontes de desenvolvimento num futuro que se projeta promissor, pelo menos no que diz respeito ao nosso país.
Com isso em vista, as atenções agora se voltam para o que normalmente deve ser preocupação de governos e empresas. No âmbito doméstico, falamos de sérias deficiências na infra-estrutura básica do país (energia, transportes, principalmente), em aumento da dívida pública em ano eleitoral, cuidados com a retomada da inflação, regulamentação e transparência para os agentes econômicos, governança e sustentabilidade dos negócios.
O mercado de capitais está atento a tudo isso, sensível que é ao que possa impactar os resultados das empresas com ações em bolsa, o que inclui a adequação das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais. O 21º. Congresso da APIMEC estará sendo realizado num ano de importantes transformações e questionamentos e se constituirá em fórum importante para apresentação de idéias e debates.
O evento será realizado em Belo Horizonte de 25 a 27 de agosto de 2010 e a expectativa dos organizadores é reunir no Hotel Ouro Minas cerca de 700 participantes, entre analistas do mercado de capitais e profissionais das áreas de relações com investidores, investidores, além de fornecedores de serviços e visitantes da Feira que será montada no local.
A comercialização de áreas para a montagem de estandes já começou, já tendo garantido seu espaço empresas como a Souza Cruz, Cemig, Economática, Vale, Usiminas, Copasa, Bloomberg, BM&F Bovespa, Ambima, Cetip. Outra etapa que se iniciou foi o Concurso de Monografias, aberto com a divulgação das condições gerais de participação. Este ano, os temas são: Tendências do Mercado de Capitais Internacional, Financiamento de Infra-estrutura através do Mercado de Capitais, Governança e Sustentabilidade, Os Desafios da Implantação do IFRS e Auto-regulação da Atividade do Profissional de Investimento.
Os trabalhos concorrentes deverão ser inéditos e digitados em formato Word 97/2003 (fonte 12, Arial ou Times Roman), com o tamanho total não podendo exceder 50 mil caracteres. Deve ser feito um abstract em inglês com o máximo de 100 palavras e a designação de duas palavras chaves, além da citação das referências bibliográficas. As demais condições de participação podem ser obtidas através do e-mail lucy.souza@apimec.com.br O prazo para envio dos trabalhos vai até 5 de abril de 2010
A mídia especializada na área econômica é um apoio fundamental para o sucesso do evento, que conta com a especial parceria da revista MERCADO COMUM. Neste veículo serão divulgados os itens da programação, tão logo sejam definidos, além das principais idéias dos palestrantes e debatedores que estarão presentes no evento. Agende-se, pois os interessados no desenvolvimento do mercado de capitais estão com encontro marcado no mês de agosto no 21º. Congresso da APIMEC.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário