quarta-feira, 18 de agosto de 2010

BRASIL ECODIESEL: AUMENTO DE CAIXA E VENDAS EM QUEDA


Apresentando-se pela primeira aos associados da Apimec MG, a Brasil Ecodiesel anunciou seus resultados no segundo trimestre de 2010, quando a empresa obteve um aumento líquido de caixa de 36,3% com relação ao período anterior, chegando a R$65,9 milhões, com a receita líquida registrando R$107,9 milhões. No entanto, o mesmo não se repetiu com relação ao volume vendido de biodiesel, que foi de 47.128 m³, 23,9% menor quando comparado ao 1T10.

Os números da empresa foram apresentados pelo diretor Financeiro, Eduardo de Come, e pelo diretor de RI, Charles Mann de Toledo, destacando também que, no 2T10, o lucro líquido foi de R$ 2,5 milhões com Ebtida de R$ 9,4 milhões, o lucro líquido ajustado de R$ 3,8 milhões e o Ebtida ajustado de R$ 10,8 milhões. Já a margem Ebtida ficou em 8,7% e a margem Ebtida ajustado 9,8% .

PIONEIRISMO E LIDERANÇA

A Brasil Ecodiesel foi fundada em 2003 e participa do Novo Mercado da Bovespa, integrando os Índices Bovespa e IBrX-50. No segundo trimestre de 2010, as ações da ECOD3 apresentaram uma desvalorização de 27,6% passando de R$1,16/ação no final de março para R$0,84/ação no final de junho. Em 30 de junho de 2010, o valor de mercado da Companhia era de R$ 609,2 milhões. No final de junho, o capital social da Brasil Ecodiesel era formado por 725.428.727 ações. Deste total, 48% estão com pessoas físicas, 42% com investidores institucionais e 10% com investidores estrangeiros.

A empresa é pioneira e líder na produção de biodiesel no Brasil e busca a garantia de suprimento a preços competitivos e estáveis e a diversificação das fontes de suprimento, o que inclui a busca de alternativas à soja. Ela aposta nas condições naturais favoráveis do país para tornar-se um importante produtor mundial de um combustível renovável e que reduz sensivelmente as emissões de gases poluentes. Atualmente, tem quatro usinas operacionais, com capacidade instalada para 518,4 mil m³ por ano.

Mas, ao lado de aspectos favoráveis no seu desempenho, a Brasil Ecodiesel vê-se às voltas com alguns problemas. Um deles é a suspensão do Selo Combustível Social de duas das suas usinas, pelo não cumprimento de obrigações em 2007, o que afetou diretamente os resultados do 2T10. “Com isso, o volume contratado com a Petrobras foi reduzido de 69 mil m3 para 45 mil m3, o que exigiu um drástico corte de custos para minimizar a redução da receita. Apesar de tudo, foi entregue um volume 4,7% superior ao contratado”, afirmou Charles Toledo.

Ele destacou, ainda, a importância do redirecionamento estratégico da empresa para viabilizar uma maior integração com a cadeia de matéria-prima, reduzindo custos e melhorando sua competitividade. “Com esse objetivo estão sendo feitos esforços para colocar as duas unidades que perderam o Selo Combustível Social de esmagamento para funcionar e firmado parcerias estratégicas no setor da soja”, disse.

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