segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Novas estratégias da Usiminas


Maior produtora de aços planos da América Latina e 38ª. produtora de aço no mundo, a Usiminas praticamente recuperou sua capacidade industrial em comparação aos níveis pré-crise de 2008, fazendo com que os resultados voltassem a ser coerentes com seus fundamentos empresariais. Essas informações foram prestadas pelo superintende de RI, Bruno Fusaro, na reunião realizada no início de dezembro com associados da Apimec MG, para divulgação dos números do terceiro trimestre de 2009.
Segundo ele, o mercado em que a Usiminas atua tem sido caracterizado pela concorrência predatória, forçando a empresa a adotar medidas como a elevação dos níveis de liquidez, redução das necessidades de capital de giro e dos níveis dos estoques, buscando solidez financeira e equilíbrio do caixa. Além disso, a empresa pretende aumentar a geração própria de energia e mudar a direção dos seus negócios, integrando a produção, agregando maior valor aos seus produtos e fidelizando clientes.

ESTRATÉGIAS
Segundo Bruno Fusaro, a recuperação dos resultados positivos da Usiminas passa por investimentos, já iniciados, da ordem de R$5,5 bilhões para instalar novas coqueria, central termelétrica, linha de galvanização, uma segunda linha de tiras a quente e expandir a laminação de chapas grossas. Com isso, a empresa pretende atender a demandas de alto valor agregado a serem geradas pelas atividades de extração de petróleo na camada pré-sal e a indústria automobilística, principalmente, mantendo um patamar confortável da margem Ebtida.
Os resultados da Usiminas sofreram forte impacto da crise de crédito instalada a partir do terceiro trimestre de 2008, forçando a paralisação de três dos seus cinco alto fornos. As perspectivas agora são de forte retomada das vendas, que chegaram a cair 31% no comparativo entre os primeiros nove meses de 2008 e de 2009, fazendo com que a produção caisse 39%, o lucro líquido reduzisse 69% e a margem Ebtida fosse negativa em 27,9 p.p. Os números do 3T09 mostram que a margem Ebtida alcançou 13% contra os 5% do trimestre anterior, mas longe ainda dos 43% do 3T08.
Outra importante estratégia é dar maior visibilidade às suas unidades de negócio (Mineração e Logística, Siderurgia, Transformação de Aço e Bens de Capital), que deverão ter identidade única no início de 2010, consolidando a marca Usiminas junto aos seus mercados. Do ponto de vista operacional, as diversas atividades produtivas serão integradas verticalmente para alcançar preços competitivos, garantir presença nos mercados em crescimento e criar novos nichos.
Com a pretendida expansão da capacidade de atendimento ao mercado doméstico, suspensa temporariamente, pretende obter ganhos de logística e maior competitividade no acesso a matérias primas e mão-de-obra locais. Com a potencialidade representada pela exploração do pré-sal, a Usiminas pretende expandir seu portfólio, reduzindo a dependência da suas atuais linhas de produção, além de garantir acesso a mercados internacionais.
Ações de governança corporativa foram apresentadas pelo superintendente de RI, entre eles o fato do IBGC ter considerado a empresa como a mais inovadora nesse aspecto. Bruno Fusaro destacou a preocupação da Usiminas com a sustentabilidade dos seus negócios, disclousure e comunicação com o mercado, considerando as questões ambientais como algo que transcende os aspectos legais.

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