quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Educação financeira é a chave para a tranquilidade

"Educação Financeira e Garantia de um Futuro Melhor". Esse é o tema da palestra que o presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-MG), Paulo Ângelo Carvalho de Souza, faz na ExpoMoney Belo Horizonte, no próximo dia 23, às 14h30, no Minascentro. No dia 25 de outubro, ele leva a discussão para Uberlândia (Triângulo Mineiro) e, no dia 29 de novembro, para Juiz de Fora (Zona da Mata), por meio do ExpoMoney INI Day.

Na última edição do ExpoMoney, considerado o maior evento de educação financeira e investimentos da América Latina, mais de 4 mil pessoas participaram do evento realizado na capital mineira. A expectativa neste ano é de atingir 5.000 pessoas. Os números confirmam a percepção dos organizadores. No início de 2005, Minas Gerais concentrava cerca de 10.540 investidores na Bolsa de Valores. Atualmente são mais de 38.848, um crescimento superior a 260% em quatro anos. O estado também ocupa a terceira posição em número de investidores, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A adoção de princípios básicos de planejamento e controle financeiro possibilita alcançar mais rapidamente, e sem gastar tanto, alguns dos seus objetivos de consumo. Além disso, pode garantir um futuro de maior tranqüilidade. Um dos principais aspectos da educação financeira é a própria finanças pessoais, que para serem organizadas não exigem nada mais que planejamento. Algumas dicas.

- Organize suas despesas fixas e evite multas e juros;
- Estabeleça os despesas variáveis, como gastos com salão, lavagem do carro, etc;
- Faça uma previsão para pagamentos anuais, como IPTU, IPVA, Seguro, matrícula escolar, entre outros;
- Acumule uma reserva financeira igual ou superior a três meses de despesas correntes. Portanto, para quem gasta R$ 1 mil por mês, isso equivale a acumular ao menos R$ 3 mil;
- Reserve uma parte de sua receita, cerca de 10%, para investimentos;
- Faça um plano de previdência privada ou outro investimento pensando em sua aposentadoria;
- Planeje seu sonho. Se for de fazer uma viagem internacional, por exemplo, veja quanto vai precisar juntar por mês para atingir a quantia necessária;
- Compare preços e economize;
- Evite compras por impulso.

"Orçamento é uma palavra negativa para muita gente. É preciso desmistificar isso. Ele serve nada mais para saber o quanto você ganha, como potencializar seus gastos e garantir um futuro pelo menos no mesmo padrão que você tem hoje. Nem sempre quer dizer economizar e deixar de comprar o que gostamos. Pode ser feito em uma simples folha de papel. Depois de tudo organizado, vai ver que qualquer um pode investir e gastar", disse o presidente da Apimec-MG.

Nenhum comentário: