segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Porto Seguro: associação com Itaú é destaque




“O fato relevante da Porto Seguro no terceiro trimestre de 2009 foi a associação com a Itaú Seguros, ampliando a comercialização dos seguros de automóvel e residência através rede de agências do banco e possibilitando aos corretores e clientes o acesso a um maior leque de produtos” A afirmação foi feita pelo diretor de Relações com Investidores da Porto Seguro e da Azul Seguros, José Tadeu Mota, na apresentação dos resultados do período aos associados da Apimec-MG. Ele também informou que a integração envolve a política e estrutura comercial, produtos e serviços, base de dados e precificação.
A Porto Seguro é uma das principais seguradoras brasileiras, atuando no país desde 1945 na oferta de uma ampla gama de produtos de seguro: automóvel, saúde, empresarial, vida e previdência, patrimonial e transportes. É líder no segmento de seguro de automóveis, e terceira no ranking de saúde empresarial, suas duas principais linhas de produto.

LUCRO
Segundo José Tadeu Mota, a Porto Seguro teve no 3T09 um lucro líquido de R$73,3 milhões, resultado aquém do esperado, mas bastante positivo para um ano que iniciou com perspectivas muito negativas do ponto de vista econômico, mercado financeiro, geração de empregos e competitividade. Houve um crescimento de 10,9% dos prêmios auferidos e de 8,1% nos prêmios ganhos, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado financeiro atingiu 122% do CDI até setembro, com a sinistralidade chegando a 58,4%.
Os prêmios auferidos da carteira de automóveis da Porto Seguro atingiram R$ 743,8 milhões no 3T09, 13,6% maior que os observados no 3T08. Este aumento decorre, principalmente, do crescimento 10,1% de veículos segurados e dos reajustes de preços ocorridos ao longo do período. A frota de veículos segurados atingiu 1,7 milhão em setembro de 2009 , crescendo 10,1% em relação aos 1,5 milhão em setembro de 2008.
Já os prêmios auferidos no segmento de automóveis da Azul Seguros atingiram R$ 200,5 milhões no 3T09, 29,6% maior que em igual período do ano passado. Este aumento decorre, principalmente, do crescimento de veículos segurados e dos reajustes de preços ocorridos ao longo do período. A frota de veículos segurados atingiu 587 mil em setembro de 2009, crescendo 24,9% em relação aos 470 mil de setembro de 2008.
Os prêmios auferidos com seguro de pessoas atingiram R$ 70,4 milhões no 3T09, 9,6% abaixo dos registrados no 3T08, decorrente, principalmente do cancelamento de apólice e ajustes na carteira de clientes dos produtos massificados. O aumento de sinistralidade em 2,2 p.p no 3T09 em comparação ao 3T08 decorre do crescimento da freqüência e severidade de acidentes individuais.
Os prêmios auferidos com seguro patrimonial atingiram R$ 70,5 milhões no 3T09, 2,9% abaixo dos verificados no 3T08, decorrente, principalmente do cancelamento de apólices na operação de massificados.

OUTROS NEGÓCIOS
Os prêmios auferidos no segmento de seguro saúde totalizaram R$ 163,5 milhões no 3T09, 3,0% menor do que os registrados no 3T08, decorrentes principalmente da redução de 21,3% da quantidade de vidas seguradas, parcialmente compensado pelo reajuste de preços no período. A queda de 5,3 p.p. no índice de sinistralidade no trimestre decorre, principalmente do reajuste de preços realizados no 1T09.
As receitas com contribuições de previdência totalizaram R$ 31,0 milhões no 3T09, aumento de 6,2% em relação ao 3T08, decorrente, principalmente, do aumento do número de participantes ativos. Os prêmios de VGBL somaram R$ 23,9 milhões no 3T09, aumento de 29,2% em comparação com os R$ 18,5 milhões no mesmo período do ano anterior, decorrente, principalmente do aumento de 10,1% no número de participantes ativos.
As despesas administrativas aumentaram 6,5% em decorrência, principalmente do aumento de 7,7 % das despesas com pessoal próprio em virtude do crescimento de 6,7 % por dissídio coletivo da categoria e do aumento de 2,2 % no quadro de funcionários; do crescimento de 5,1 % das despesas com serviços de terceiros; e de 11 % nas despesas com localização e funcionamento, ambas devido à expansão dos negócios.

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