quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Magnesita expande receita


O bom desempenho da produção de aço foi um dos principais motivos da expansão das receitas da Magnesita no segundo trimestre de 2010, na comparação com igual período do ano anterior. Isso porque 88% do faturamento da empresa vêm da fabricação de refratários, material utilizado no revestimento de alto-fornos. O mercado interno de siderurgia correspondeu a 47,6% da receita líquida total, tendo crescido 51,2% na mesma comparação.

A informação foi de Flávio Barbosa, diretor Financeiro e RI da Magnesita, em reunião com os associados da Apimec Mg, em meados de setembro. Com relação ao mercado externo, ele disse que a companhia concentra boa parte dos seus negócios nos EUA e Europa, fazendo com que a desvalorização das moedas desses países frente ao Real impactasse negativamente as receitas e o Ebtida.

RESULTADOS
Segundo Barbosa, a receita líquida somou R$ 551,7 milhões no 2T10, um aumento de 21,5% em relação a igual período de 2009 e pequena redução de 2,5% em relação ao 1T10.Já o Ebitda somou R$ 119,5 milhões no 2T10, com margem de 21,7%. O desempenho é 66,8% superior ao do 2T09, quando a companhia havia apurado R$ 71,6 milhões, com margem de 15,8%.

A margem bruta no segundo trimestre deste ano, a despeito da forte pressão de custos de matérias primas e fretes, atingiu 36,1% ante 34,7% no 1T10 e o lucro bruto chegou a R$ 199,2 milhões. Somado ao desempenho das unidades da América do Sul, o lucro líquido da companhia no trimestre foi de R$ 24,6 milhões, com margem líquida de 4,5%.

O diretor da Magnesita afirmou, ainda, que no 2T10 a empresa firmou cinco novos contratos com siderúrgicas, sendo três na Europa e dois, pela primeira vez, na China. Está previsto investimento de R$ 220 milhões, a ser implantado em duas fases nos próximos três anos.

A Magnesita é um produtor verticalmente integrado de refratários que abastece as indústrias de aço, cimento, vidro, cerâmica, dentre outras. É líder do seu setor no Brasil e na América do Sul, atendendo a mais de 300 clientes em todo o mundo. Além disso, exporta algumas de suas matérias-primas, sínter de magnesita e refratários para vários países.

Possui unidades no Brasil, Argentina, Estados Unidos, França, Bélgica, Alemanha, Taiwan e China, contando com uma capacidade agregada de mais de 1.430 kton/ano. Por meio de sua extensiva oferta de produtos e sua abordagem de vendas baseada em soluções personalizadas para os clientes, tem conseguido aumentar sua participação no mercado mundial de refratários.

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