quinta-feira, 24 de julho de 2008

Crianças aprendem sobre como lidar com o dinheiro brincando



Independência financeira! Foi essa mensagem deixada pela Apimec-MG e The Money Camp para mais de 70 crianças da Colônia de Férias do Minas Tênis Clube. Sócios mirins, de 8 a 12 anos, participaram de gincana que chamou a atenção para como ganhar dinheiro, gastar, investir e doar.

"Este tipo de atividade, além de levar o conhecimento financeiro, estimula o trabalho em equipe, aponta líderes naturais, desenvolve o raciocínio lógico e permite que as crianças e jovens demonstrem seus próprios conhecimentos e ampliem sua zona de conforto com relação ao dinheiro e às finanças", disse Silvia Alambert, Diretora Executiva do programa The Money Camp Brasil.

“Cada vez mais cedo, as crianças passam a fazer parte de um mundo em que terão de comprar, lidar com cartões de crédito, pagar empréstimos, controlar carteiras de investimentos e cuidar dos pais que não se preocuparam com a própria aposentadoria. A única saída para enfrentar esse novo mundo é a educação financeira”, ressaltou o presidente da Apimec-MG, Paulo Ângelo Carvalho de Souza.

A criançada agitou o gramado e, no final, o aprendizado estava na ponta da língua. “Não podemos gastar tudo o que ganhamos trabalhando à toa”, afirmou Vitória Bueno, de 8 anos. “Dinheiro é importante para comprar as coisas que são importantes”, destacou Vinícius Siqueira, de 9 anos. “Temos que economizar e saber o que fazer com o dinheiro”, frisou Catarina Andrade, de 9 anos.

A Apimec-MG trouxe pela primeira vez a Belo Horizonte o Money Camp – programa de ensino para aplicação de conceitos financeiros, criado nos Estados Unidos e hoje presente no México, Canadá, Singapura, Polônia, Jamaica, Espanha, Reino Unido e, mais recentemente, no Brasil. “A intenção é concentrar esforços no disseminação da cultura de investimento para esse público que é futuro do Brasil”, salientou Souza.

A Colônia de Férias do Minas Tênis Clube, feita para seus associados, acontece há mais de 20 anos e reúne cerca de 600 crianças a cada edição. Sendo realizada nas férias escolares de julho e janeiro a programação compreende atividades lúdicas de artes, esportes e diversas brincadeiras além da novidade para este ano, o Money Camp. A Colônia acontece nas unidades do Minas II, no bairro Mangabeiras e na unidade do Minas Country, localizada no bairro Taquaril, a poucos quilômetros do centro da capital.



Nenhum comentário: