quarta-feira, 9 de julho de 2008

Repercussão Localiza


A estrutura consolidada e dinâmica no mercado de aluguel de veículos, frotas e venda de seminovos seriam os motivos fundamentais para que a Localiza Rent a Car se mantenha lucrativa e com preços de serviços baixos, mesmo com o crescimento menor do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A projeção otimista foi feita pelos diretores da empresa durante apresentação promovida pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais de Minas Gerais (Apimec-MG), dia 8 de julho, em Belo Horizonte.

De posse dos dados que demonstravam o crescimento neste segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2007, de 36,2% da frota média alugada – sendo 21,8% negociados na divisão de aluguel de frotas e 50,2% na de automóveis – dezenas de investidores e instituições financeiras que tomaram o salão do Hotel Mercure, quiseram saber as perspectivas da empresa, hoje, com elevação da taxa de juros e previsão de PIB abaixo de 5%. “Com um PIB de 5,5%, nós crescemos 5 vezes, com um PIB de 5%, vamos crescer 6 vezes. O que enxergamos é que, de um cenário maravilhoso, fantástico, vamos para um muito bom. Ainda que o PIB cresça 4,5%, o cenário ainda será muito bom”, acredita o Relações com Investidores da Localiza, Sílvio Guerra.

Segundo ele, a vantagem dos negócios terem crescido 50% no segundo trimestre, permite a manutenção de preços. “Ainda fazemos um acompanhamento da rentabilidade da concorrência, já que ela também sofrerá com uma alta menor do PIB” completou o diretor de Finanças da empresa, Roberto Mendes. No segundo trimestre de 2008, a Localiza registrou lucro líquido de R$ 53,6 milhões. Crescimento de 39,6% sobre o mesmo período de 2007, quando o faturamento foi de R$ 38,4 milhões.

Os analistas e investidores também quiseram saber sobre o prazo médio de manutenção dos automóveis e sua venda pelo setor de seminovos. “Não ganhamos dinheiro comprando e vendendo automóveis. O ganho é com aluguel de veículos. Um ano para manutenção é o tempo ideal para manter a qualidade e diluir a depreciação, já que o lucro que temos com a venda nunca supera o preço de um novo que irá substituí-lo”, ressaltou Guerra.

Ao final da apresentação, o presidente da Apimec-MG, Paulo Ângelo de Souza, conferiu um selo pela marca de quatro anos de apresentações da Localiza pela entidade. “É importante que a empresa mantenha essa assiduidade e que, assim, os analistas e profissionais mantenham a fidelidade à empresa”, afirmou Paulo Ângelo.

Nenhum comentário: