domingo, 28 de novembro de 2010

SANTANDER APOSTA NA SUSTENTABILIDADE


“Pela primeira vez vemos nas apresentações aqui uma empresa totalmente voltada para a sustentabilidade dos seus negócios”. Essa afirmação de um dos participantes da primeira apresentação que o Banco Santander fez aos associados da Apimec MG, dia 25 de novembro, resume bem o posicionamento estratégico da instituição mostrado pelo seu diretor comercial, Pedro Coutinho.

Antes de apresentar os destaques operacionais do terceiro trimestre deste ano e os números do 9S10 obtidos no Brasil, o diretor do Santander ressaltou a crença do banco de que “o compromisso com a sustentabilidade e a transparência ajudará a criar negócios que manterão o crescimento das suas operações a longo prazo”. Baseado nisso, a instituição apresentou lucro líquido de R$ 5,5 bilhões no 9S10, crescimento de 39,5% em relação a igual período de 2009.

RESULTADOS

Computados segundo o IFRS, os números registraram o Ebtida nos 9M10 em R$7 bilhões, um aumento de 42,7% em comparação ao ano anterior, e R$2,6 milhões no 3T10, superior em 11,7% ao do trimestre anterior. O índice de eficiência recuou 1,6 p.p., o mesmo acontecendo com o retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio, que registrou 17,3%, uma redução de 4,8 p.p.

Mais resultados: o Santander mostrou evolução positiva de solidez, com o índice de Basiléia alcançando 22,8% em setembro passado, um aumento de 5,0 p.p. em doze meses. Os ativos cresceram 16,8% nesse mesmo período, chegando a R$357,6 milhões, os créditos a clientes tiveram alta de 15,8% (R$154 milhões), o mesmo acontecendo com os depósitos em poupança, que evoluíram 22,1% (27,9 milhões).

O Santander é o terceiro maior banco privado no país, com participação de mercado de 10% em ativos, concentrando suas operações nas regiões Sul e Sudeste, que respondem por 73% do PIB nacional. É controlado pelo Grupo Santander, maior conglomerado financeiro internacional ,com 150 anos, que tem no Brasil 25% de todas as suas operações. Após absorver o Banco real, a marca corporativa foi unificada em 4 de novembro passado

Em setembro de 2010, o número de clientes passou dos 24 mil, crescendo cerca de 10% no período de doze meses. No total, são 2.127 agências, 1.496 postos de atendimento e 18.124 caixas eletrônicos. Uma das principais prioridades do Santander é aumentar sua carteira de crédito imobiliário, através da utilização de novas formas de captação.

Segundo o diretor Pedro Coutinho, a meta é ser o melhor banco múltiplo no país em geração de valor aos acionistas, satisfação de clientes e funcionários, mantendo um baixo perfil de risco e disciplina de capital. Em decorrência da sua atuação baseada no desenvolvimento sustentável e na transparência, o Santander recentemente passou a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, onde estão apenas 38 corporações brasileiras com ações negociadas em bolsa.

Nenhum comentário: