quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Avaliação sobre aumento da Selic

"O aumento da Selic em 0,75 ponto percentual pode ter sido uma decisão “nanica” e na contra mão da história. O Governo Lula tem tido acertos elogiáveis e de conformidade com a expectativa da sociedade, mas é inegável que desde a sua posse Lula tem sido bafejado pela sorte. Pode se dizer que o Governo navegava num “céu de brigadeiro” - nenhuma crise significativa, enorme liquidez nos mercados e vento soprando a favor. Só que agora as coisas complicaram, e muito, mediante uma crise sistêmica internacional. A outra face da mesma moeda pode estar sendo exposta com toda sua crueldade.

O mercado aponta para crescimento de 6% do PIB no primeiro semestre de 2008 em relação a 2007. Os investimentos também apresentaram crescimento de 15,7% no mesmo período. Com crescimento sendo alavancado por investimentos pode se esperar pressão menor na inflação, já que com o crescimento da economia a produção tende a um maior equilíbrio entre a oferta e a demanda.

Não tem sentido aumentar a taxa de juros apenas por uma “queda de braço” entre o Bacen e a Fazenda. Uma redução na taxa de juros, nesse momento de crise, seria fundamental para transmitir aos agentes econômicos maior confiança na sustentação do crescimento econômico. Afinal já passa da hora de fortalecer e consolidar o mercado interno, reduzindo a nossa dependência dos erros e ou acertos dos agentes globais."

Paulo Ângelo Carvalho de Souza
Presidente Apimec-MG

Nenhum comentário: