quarta-feira, 10 de setembro de 2008

1º Seminário Internacional de Sustentabilidade

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais de Minas Gerais (Apimec-MG), em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), realiza o “1º Seminário Internacional de Sustentabilidade”, no dia 16 de setembro, em Belo Horizonte.

Durante um dia de agenda cheia, o público poderá conhecer as práticas de sustentabilidade que algumas das maiores e mais reconhecidas empresas do Brasil praticam, entender como o mercado de capitais avalia empresas com “práticas sustentáveis” e discutir o papel do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), coordenado pela Bovespa.

“Os chamados investimentos socialmente responsáveis consideram que companhias sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, já que estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Essa demanda se fortaleceu e hoje é levada em consideração pelo mercado financeiro mundial na decisão de investimentos”, afirmou o presidente da Apimec-MG, Paulo Ângelo Carvalho de Souza.

Participam das discussões dois representantes de agências independentes de ratings de sustentabilidade: Urs Schön do Grupo Sam - organização com sede em Zurique, responsável pela seleção do Índice Dow Jones de Sustentabilidade -, e Kristina Rüter da agência alemã Oekom. Roberto Gonzalez, diretor da Apimec-SP e reconhecido especialista do assunto, também fará apresentação.

Ainda marcam presença a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que há 9 anos consecutivos faz parte do DJSI, e a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas), que pela segunda vez compõe o índice. Atualmente, 320 empresas mundiais, de 57 setores, fazem parte do DJSI. Somente oito são brasileiras - Votorantim Celulose e Papel, Aracruz Celulose, Banco Bradesco, Banco Itaú Holding Financeira, Itaúsa-Investimentos e Petrobras, além da Cemig e Usiminas.

Data: 16 de setembro de 2008
Local: Imperador Recepções e Eventos – Avenida do Contorno, 8.657, Gutierrez, Belo Horizonte/MG
Observação: O seminário é gratuito, mas é preciso confirmar participação pelo telefone 31.3213-0693, ou no e-mail apimecmg@apimecmg.com.br.

Programação:
8h30 – Cadastro de Participantes
9h – Abertura com Apimec-MG, IBRI, Usiminas e Cemig
10h15 – Coffe-break
10h45 – Apresentação Grupo SAM – Ürs Schon (confirmado)
11h30 – Apresentação OEKOM – Kristina Rüter (confirmada)
12h15 – Almoço
14h – Apresentação GRI ou ISE (a confirmar)
14h45 – Cemig (confirmado)
15h15 – Usiminas (confirmado)
16h30 – Coffe-break
16h45 – Mesa redonda com analistas buy e sell side – Avaliando Sustentabilidade
17h30 – Encerramento

Nenhum comentário: